Campanha Setembro Verde: Asseec na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.

Post-Simples-Setembro-Verde_Prancheta-1_15_08_14_14-250x300

O mês de setembro além de marcar o início da Primavera, a estação da Flores, é também para chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência. Estamos falando do “Setembro Verde”, campanha que teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, em parceria com a Apae de Valinhos (SP) e tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. O mês foi escolhido por conta do dia nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

O intuito é envolver a população em atividades voltadas para a inclusão social e dar visibilidade a causa da pessoa com deficiência.

Já o Programa de Educação Profissional está focado na qualificação da mão-de-obra da pessoa com deficiência intelectual para o empenho de uma tarefa, desenvolvendo por meio de atividades práticas com qualidade, quantidade e responsabilidade. E deste modo permite inserir o jovem com deficiência intelectual no mercado de trabalho.

“Conscientizar a população sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa”, diz Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP.

Inclusão no mercado de trabalho

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. E apesar da importância e da obrigatoriedade legal, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal ainda é pequena, cerca de 1% dessa população.

Segundo a Lei de Cotas (Lei nº 8213/1991), se uma empresa tem entre 100 e 200 empregados, 2% das vagas devem ser garantidas a beneficiários reabilitados e pessoas com deficiência. A porcentagem varia de acordo com o número total de contratados, chegando a um máximo de 5% caso haja mais de 1.001 funcionários.

Neste ano de 2019, o intuito é envolver novamente a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade a causa da pessoa com deficiência.

A campanha convida toda sociedade a refletir: o que eu posso fazer para garantir uma sociedade mais inclusiva?

Acreditamos que se cada cidadão brasileiro refletir sobre essa questão, teremos um país mais justo e inclusivo em todos os níveis.

#SetembroVerde #21deSetembro #DiaNacionaldaLutadasPessoascomDeficiência #AsseecSetembroVerde

https://apaebrasil.org.br/page/setembro-verde

Author: Thiciane Diniz

Compartilhe


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *