Campanha Abril Verde: Asseec se solidariza com a causa que simboliza a segurança trabalhista!

abril verde

Para alertar a população sobre riscos de acidentes de trabalho foi escolhida a cor verde para o mês de Abril, simbolizando a segurança trabalhista. Já o mês de Abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de Abril.

Sobre a história do Abril Verde 

Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, estado dos Estados Unidos, acabou por matar 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.

A cor verde está relacionada aos cursos da área da saúde, e por isso o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde.

De acordo com dados repassados ao site Tribuna do Interior, na Comcam foram notificados 1.073 acidentes de trabalho graves nos últimos quatro anos (2014-2018), resultando em um total de 78 óbitos sendo que 37 mortes são de pessoas menores de idade. Conforme os dados, o ano com maior número de ocorrências foi em 2014, com 303 acidentes.

Para o presidente da FENATEST (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho), Armando Henrique, um dos maiores problemas que precisam ser enfrentados é a falta da cultura de prevenção. “Somente com uma iniciativa como esta, nós temos certeza de que a prevenção pode, de certa forma, ser incorporada na sociedade. Sem bandeira ideológica, sem corporativismo, simplesmente aproveitando um mês significativo como o mês de abril para sensibilizar”, acredita.

Segundo Marco Pérez, diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério do Trabalho e Previdência Social, a tendência é de queda do número de acidentes de trabalho nos próximos anos.

Durante todo o mês de abril, o Movimento Abril Verde promove encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas ou privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador. A programação tem repercussão midiática e deverá chamar atenção para a realidade dos acidentes e doenças.

Para se informar mais a respeito deste importante movimento, acesse o site Abril Verde.

Author: Thiciane Diniz

Compartilhe


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *